Manjericão

 

Manjericão

O que é o manjericão?

De nome científico Ocimum basilicum, o manjericão é uma planta nativa da Ásia, mais especificamente da Índia. Apresenta uma ampla variedade de óleos essenciais — entre eles, limoneno, eugenol e citronelol —, os quais são os principais responsáveis pelas propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória dessa erva.
Ademais, o manjericão também é rico em nutrientes, como:
– ômega-3;
– vitaminas A, C e K;
– sais minerais cálcio, magnésio, manganês, ferro e cobre.

1. Reforça o sistema imunológico

O consumo do manjericão faz muito bem para o sistema imunológico de maneira geral. Isso acontece porque os componentes dessa planta aumentam a produção de anticorpos, essenciais para combater vírus e bactérias. Além disso, o sistema imune fica muito mais forte e equilibrado, o que contribui para proteger o organismo de alergias, asma, artrite e até do câncer. Para resultados mais relevantes, a orientação é que essa planta seja consumida na forma fresca e não seca.

2. Reduz o estresse

Essa erva também é um ótimo aliado no combate ao estresse, um mal tão comum e que atinge muitas pessoas atualmente. O recomendado é mascar em torno de 10 folhas de manjericão até duas vezes ao dia. Os componentes presentes nelas produzem um efeito relaxante que ameniza os efeitos e as complicações desencadeadas pelo estresse.

3. Alivia os sintomas de resfriados

Nada pior do que acordar resfriado, não é mesmo? Então, que tal contar com uma opção natural para reduzir os sintomas dessa doença? Mastigar folhas de manjericão é uma maneira eficaz de aliviar coriza, espirros e a sensação de nariz entupido. A tosse e a dor de garganta também podem ser combatidas com o uso de chás ou gargarejos produzidos com o manjericão.

4. Melhora o sistema digestivo

O manjericão faz muito bem para o sistema digestivo como um todo. Ele ajuda a reduzir dores de estômago, gastrite, úlceras e ainda auxilia no combate à indigestão e à prisão de ventre.

 

Texto original retirado do site:  https://namu.com.br/portal/alimentacao/organica/conheca-4-beneficios-do-manjericao/

Caffino
Logo
Abra o chat
Precisa de ajuda ?
Olá
Em que podemos lhe ajudar ?
Shopping cart